quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Desabilitar envio de Archive para o standby Database

Pessoal, estes dias precisei desabilitar o envio de archive momentaneamente para manutenção da atualizacao do standby database que se encontra em outro lugar fisicamente e para isto um grande amigo que domina o Oracle (rsrsrs) me enviou o comando abaixo que funcionou perfeitamente.


Alter system set log_archive_dest_enabled_2 = defer sid='*' ;


Abraço até a próxima.

sábado, 6 de outubro de 2012

Criar Rota Estatica no MAC para VPN

Pessoal estava com um problema , nao queria deixar a opção para enviar todo o trafego para a VPN pois queria estar com o MSN aberto , navegar na net e ao mesmo tempo acessar os servidorer da empresa, portanto executei o comando abaixo e tudo ficou funcionando ,tanto para acessar os servidores da empresa, quanto para navegar ...
Segue o comando


sudo route add 172.16.0.0 -netmask 255.255.0.0  -interface ppp0


Acima ele informa que o comando será executado com o root e que a faixa de ip 172.16.0 ira trafegar somente pela conexão VPN.

Abraço e comente as dicas.




terça-feira, 18 de setembro de 2012

Relatório para verificar tamanho da Caixa de Entrada do SAP


Pessoal o programa RSSOQUTA mostra o espaço e quantidade de documentos por usuário na caixa de entrada do SAP (Bussines Workplace).

Para Deletar as caixas postais utilize o programa RSSODLIN


Até a próxima.


Abraço

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Atualização dos Certificados SAP NF-e 10.0

Pessoal ai vai uma dica para quem precisa atualizar os certificados nos sistemas SAP que trabalham na versão 10.0 da NF-e


Visualize a nota


Note 1524196 - Import certificates in ABAP and Java


Nela você pode encontrar os pdfs explicativos do passo a passo.



Comente se a dica lhe foi útil.


Abraço


Paulo



sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Transportar Variantes entre sistemas SAP (Variant Transporter)

Olá Pessoal a dica hoje vai para quem precisa transportar variantes entre sistemas SAP.Imagine o seguinte cenário o usuário cria uma variante muito complexa  para executar um job no ambiente de desenvolvimento e precisa recria-la no ambiente de qualidade e produção.Se não utilizamos o transportes de variantes por request o trabalho é triplicado, portanto iremos demostrar como transportar variantes entre ambientes, como segue:


1)Entre na transação SE38  e rode o programa RSTRANSP













2) Entre com o nome do programa no meu caso foi o RVV50R10C











3) Sera exibida a listagem de Variantes que ja foram criadas.








 4) Agora é somente criar a request.














Valeu até a próxima.




quinta-feira, 23 de agosto de 2012

RFC - Remote Function Call - Conceito - Configuração - Testes - Monitoramento

Remote Function Call ( RFCs)

Chamadas de funções remotas permite que um programa execute outro programa remotamente, ou seja, a partir de um local diferente.

Conceitos
 
RFCs são usados ​​para os seguintes fins:


Comunicação entre os diferentes sistemas, tais como entre dois sistemas SAP ou entre um sistema SAP e um sistema externo.

Dentro de um sistema SAP:A comunicação entre instâncias de aplicativo ou entre o nível de aplicação e o nível de apresentação (SAP GUI).Paralelização de processos: RFCs são usados ​​para paralelizar processos e distribuir dinamicamente a carga de trabalho sobre os diferentes servidores dentro do sistema SAP.
No Sistemas SAP (por exemplo, SAP ERP, SAP APO e SAP BW Netwear) sao interligados via RFC e transferem informações entre eles.
Sistemas SAP pode ser ligado com o sistemas externos, por exemplo, um sistema SAP ERP  envia para um sistema externo de gerenciamento de armazém, onde o sistema SAP ERP cria as ordens de transferências para o movimento e os envia para um programa externo através RFC,quando sistema legado de gestão de transferência é realizada no  armazém, ele executa uma transação usando RFC para informar o sistema SAP ERP da transferência de mercadorias.
Outro exemplo: Quando efetuamos uma venda no site desenvolvido em .net ele sensibiliza o estoque através de uma rfc dentro do SAP. (RFCSDK).
RFC's podem trabalhar de duas formas:

1)  Hard Coupling: O sistema depende  que  comunicação com o sistema parceiro esteja ativo e disponível.Caso ocorra algum problema na rede por exemplo, as funções que utilizam este acoplamento será finalizada com erro.(Synchronous RFC or transactional RFC)
2) Soft Coupling:não exige esta disponibilidade recíproca dos sistemas.em vez disso, os dados de sistemas de troca acontecem periodicamente, se um dos nós ficarem temporariamente estáveis, o outro sistema pode continuar trabalhar sem nenhum problema , exemplo de soft coupling é o ALE(application link enabling)

Existem 4 tipo de RFCs :
       Synchronos      (Sincrona)
       Asynchronous  (Assincrona)
       Transactional    (Transacional)
       Queued             (Lotes)

RFC síncrona é caracterizada pela espera do sistema de envio até o retorno da resposta da RFC.

RFC assíncrona , o sistema de envio nao espera a resposta da RFC e pode continuar seu processo sem ele ao menos esta completo


RFC transactional é uma assincrona RFC rodando com algumas condições de segurança especifica, trataremos dela mais tarde.

RFC queue (qRFC) , é uma RFC transactional que precisa trabalhar com uma sequencia de informação do lado do recebedor e do sistema que envia.


Você informa qual o modelo que você quer trabalhar com a RFC através da chamada ABAP como segue